O implemento recolhedor de cachos de palma de óleo terá velocidade constante durante a operação de recolhimento na atividade de carreamento.

About

A atividade ‘carreamento’ consiste em retirar da área de plantio cachos de frutos colhidos por uma equipe de corte. O carreamento realizado comumente por compartimento de carga com tração motorizada ou por animais, sendo recolhido do chão manualmente com ferramenta pontiaguda (espeto). A criação do braço hidráulico acoplado ao trator veio a substituir a mão de obra da atividade, porem reduziu o rendimento, já que em cada cacho e necessário o trator reduzir a velocidade para realizar a manobra de recolhimento do cacho, contrariando o preconceito que a mecanização vem a aumentar rendimento. O implemento recolhedor de cachos de palma de óleo irar manter velocidade de operação constante durante o processo. O óleo de palma é o óleo vegetal com maior consumo mundial se caracteriza pela baixa mecanização nos procedimentos agrícolas da cultura, o que mostra a relevância do presente trabalho.

Key Benefits

A comercialização do óleo de palma corresponde por mais de 60% da exportação de óleos e gorduras (2011) mundiais. “Especialistas apontam outros desafios para que o Brasil alcance a mesma posição de custo desses países; como aumentar o grau de automatização da colheita” (BNDES, 2014). A colheita da palma é realizada em duas etapas, sendo que a primeira realizada por uma equipe de corte que retira os cachos da palmeira e os colocam em posição de “carreamento”, onde uma segunda equipe passa recolhendo esses cachos. Esse carreamento é realizado comumente por compartimento de carga com tração motorizada ou por animais, sendo recolhido do chão manualmente com ferramenta pontiaguda com alças para as mãos, o que causa riscos ergonômicos aos trabalhadores, considerando que os cachos podem ultrapassar 30 quilos. A criação de braço hidráulico acoplado ao trator veio a substituir a mão de obra da atividade, porem reduziu o rendimento em aproximadamente em 15%, já que em cada cacho e necessário o trator parar ou reduzir a velocidade para realizar a manobra de recolhimento do cacho, contrariando o preconceito que a mecanização vem a aumentar rendimento. A vantagem do equipamento recolhedor de cachos de palma de óleo será manter a velocidade constante durante a operação, independente da produtividade. A grande dificuldade para a mecanização da cultura é o declive das áreas de plantios, troncos, buracos e plantas daninhas, que demandam equipamento com robustez e agilidade para realizar a atividade.

Applications

implemento recolhedor de cachos, para empresas produtoras de palma de óleo, dendê.

Register for free for full unlimited access to all innovation profiles on LEO

  • Discover articles from some of the world’s brightest minds, or share your thoughts and add one yourself
  • Connect with like-minded individuals and forge valuable relationships and collaboration partners
  • Innovate together, promote your expertise, or showcase your innovations